NOTÍCIAS
Entrevistas, matérias e mais
Quem pode colocar prótese dentária?
Quem perdeu um ou mais dentes encontram nas próteses dentárias uma solução para recuperar a estética e a funcionalidade do sorriso. Oferecendo vários benefícios para reabilitação oral, muitos ainda possuem dúvidas sobre quais são os tipos de prótese dentária e para quem esse tratamento é realmente indicado. Quer descobrir? Continue lendo!
PRIMEIRO É IMPORTANTE ENTENDER O QUE SÃO PRÓTESES DENTÁRIAS
As próteses dentárias são opções para aqueles que perderam um, alguns ou todos os dentes. São feitas sob medidas e ajudam na recuperação das funções da boca na harmonização do sorriso.
Podendo ser confeccionadas em diversos materiais, sua aparência é muito semelhante aos dentes naturais e passa de maneira imperceptível para a maioria das pessoas.
PRINCIPAIS TIPOS
Existem dois tipos principais de próteses: parciais e totais, que podem ser fixas ou removíveis. Com isso, há a possibilidade de vários subtipos e alguns são:
– Prótese total removível: é a famosa “dentadura” usada em casos que todos os dentes foram perdidos. Feita para reproduzir a anatomia da arcada superior e da arcada inferior do paciente, fica apoiada sobre a gengiva, o que acaba facilitando a colocação e retirada da boca;
– Prótese total fixa sobre implante (protocolo): a prótese é fixada na boca do paciente através de implantes. É um modelo que oferece ótimos resultados por conta da segurança, conforto e melhoria na mastigação, respiração e fala;
– Prótese parcial removível com e sem grampo: com uma estrutura metálica, seu objetivo é reter os dentes saudáveis e substituir apenas aqueles que faltam. Geralmente, esse tipo é indicado quando o paciente não está apto a passar por um implante dentário. Através dessa prótese, é possível preencher os espaços e substituir os dentes que faltam, trazendo de volta a funcionalidade, sendo que a prótese removível com grampo não é tão estética em determinados pontos como a prótese removível sem grampo;
– Prótese parcial fixa: conhecida popularmente como “ponte” ou “coroa”, a prótese parcial fixa pode ser recomendada para diferentes casos. Para pacientes que não perderam tantos dentes e têm a possibilidade de usar dentes adjacentes como pilares para fixar a prótese, as pontes são as mais indicadas. Já as coroas são orientadas àqueles que perderam somente parte do dente, recuperando, assim, a estética e a função do mesmo.
PARA QUEM É INDICADA?
A prótese dentária é indicada para casos de perda de um ou mais dentes naturais, seja por envelhecimento natural, traumas odontológicos, extração dentária, problemas bucais ou há a necessidade de restauração, porém aqui no meu consultório sempre avalio o que os pacientes manifestam em relação a sua estima, dinâmica do dia a dia, entre outros fatores que proporcionem tranquilidade e conforto dentro do que será mais indicado para aquele caso.
LEMBRETE!
Apenas um dentista pode indicar qual o tipo de prótese dentária é mais adequada para cada caso. Através de uma avaliação minuciosa da saúde bucal, é definido o que oferecerá os melhores resultados estéticos e funcionais.
VOCÊ JÁ ME ACOMPANHA NO INSTAGRAM?
Venha conferir o meu dia a dia aqui no consultório, além de celebrar junto com a gente os resultados de novos sorrisos! https://www.instagram.com/michelecaldasodontologia
Como sempre falo, a premissa fundamental é fazer tudo com paixão, entusiasmo e da melhor maneira que puder fazer, por isso seja sempre bem-vindo para sorrir com confiança.
Dra. Michele Caldas