NOTÍCIAS

Entrevistas, matérias e mais

Feridas e infecções bucais: como prevenir

Feridas e infecções bucais: como prevenir

A maioria das pessoas já teve alguma ferida ou infecção bucal. Sendo comum em alguns momentos e preocupantes em outros, elas podem indicar que há algo errado.

Aparecendo nas bochechas, gengivas, lábios, língua e céu da boca, podem ser incômodas, dolorosas e capazes de impedir coisas simples do dia a dia. Hoje compartilho informações para você ficar atento às 5 mais comuns, suas possíveis causas e como prevenir. Continue lendo!

 

5 FERIDAS E INFECÇÕES BUCAIS MAIS COMUNS

1. Afta

Acredita-se que estresse, hormônios, problemas imunológicos e hipersensibilidade a determinados alimentos são possíveis fatores desencadeantes. Aparecendo no interior da boca, possui formato de uma pequena ferida com coloração branca ou acinzentada com uma borda vermelha. Não é contagiosa e geralmente cicatriza entre 10 a 14 dias.

 

2. Abscesso dentário

É quando ocorre uma infecção bacteriana no dente, afetando os vasos sanguíneo e raiz, causando o acúmulo de pus. O local fica inchado, doloroso e pode aparecer na região periapical e periodontal.

É preciso muita atenção e cuidado com o abscesso dentário, por isso ao sentir qualquer desconfiança, procure um dentista de confiança para o diagnóstico e iniciar um tratamento.

 

3. Candidíase

Conhecida por “sapinho”, é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo candida albicans que ocorre na boca ou na garganta. Apresenta-se através de uma mancha branca, lisa, com base avermelhada e, em alguns casos, pode ser dolorida e até mesmo sangrar.

 

4. Herpes labial

Crescendo fora da boca, a herpes labial é um aglomerado de bolhas com fluídos em seu interior que geralmente aparecem ao redor dos lábios. Sendo altamente contagiosa, é provocada pelo vírus HSV-1 e pode espalhar para outras regiões. Não tem cura, mas é possível que o vírus fique inativo se forem tomados os cuidados indicados por um profissional.

 

5. Queilite angular

Popularmente conhecida por “boqueira”, a queilite angular é uma ferida localizada em um ou nos dois cantos da boca. Manifesta-se através de uma crosta avermelhada com pequenas rachaduras no canto da boca.

A causa mais comum é o desenvolvimento excessivo de bactérias ou fungos devido a presença constante de saliva na região, mas também pode aparecer por baixa imunidade ou um sinal de doenças como HIV, diabetes, anorexia etc. A ferida é transmissível e costuma gerar infecção, inflamação e pus na região, causando muito desconforto. Caso não seja tratada corretamente, torna-se crônica.

 

COMO PREVENIR?

Com alguns cuidados diários, é possível deixar a sua saúde bucal bem longe de feridas e infecções. Por isso:

– Evite compartilhar itens com pessoas desconhecidas ou que possam ter alguma lesão;

– Realize a higienização bucal diária da maneira correta, pois ela auxilia na prevenção de problemas;

– Fique atento à sua saúde, já que algumas doenças em outras partes do corpo podem desencadear lesões na boca;

– Lave sempre as mãos e evite colocá-las na boca sem estarem limpas.

 

A prevenção é primordial para evitar muitos problemas e não seria diferente com a saúde bucal. Como você tem cuidado do seu sorriso? Tem seguido dicas de profissionais para deixar seus dentes, gengivas e língua sempre saudáveis? Lá no meu Instagram, você encontra diariamente postagens com dicas, curiosidades, informações e o meu dia a dia aqui no consultório. Clique aqui para seguir e me acompanhar!

Cuide de sua saúde. Cuide de você.

 

Dra. Michele Caldas, especialista em periodontia e implantodontia, Smile designer e membro efetiva da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

Descubra agora como recuperar o seu sorriso