NOTÍCIAS
Entrevistas, matérias e mais
Erosão dentária: você sabe o que é?
Seus dentes estão com cor alterada, desgastados, quebrados ou com muita sensibilidade? Algumas doenças bucais não causam dores e seu avanço progressivo pode trazer dificuldade ao tratamento, como é o caso da erosão dentária. Fique de olho para ela não tomar conta de seu sorriso. Para isso, leia abaixo e saiba como evita-la.
O QUE É A EROSÃO DENTÁRIA?
Essa condição se dá por substâncias ácidas que atacam a camada externa ou esmalte do dente. Geralmente se associa à ingestão excessiva de refrigerantes, vinho, energéticos e bebidas ou alimentos demasiadamente ácidos. Porém, problemas de saúde como refluxo gástrico, regurgitação e distúrbios alimentares também podem estar relacionados à erosão dentária.
SINTOMAS COMUNS
- Dores no dente (em alguns casos pode acontecer);
- Amarelamento dos dentes;
- Sensibilidade dentária;
- Pontas dos dentes frontais com aparência transparente;
- Fissuras, rachaduras ou desgastes nos dentes.
DIAGNÓSTICO
Ao procurar um dentista, ele avaliará se há erosão dentária, qual estágio ela se encontra e a indicação para o caso.
EROSÃO DENTÁRIA TEM TRATAMENTO!
Existem vários graus de destruição da estrutura dentária por causa da erosão e, por isso a forma de tratamento pode variar. Quando a doença está em estágio inicial, restaurações com resina podem ser indicadas para fechar a dentina exposta. Se o diagnóstico estiver comprometendo a cavidade oral do paciente, é indicada a aplicação de coroas ou laminados cerâmicos, facetas ou lentes de contato.
COMO PREVENIR?
Estar atento ao que se ingere não está somente relacionado à nutrição do corpo, mas também da saúde bucal.
Evite alimentos industrializados e bebidas ácidas, pois o pH bucal fica mais baixo, aumentando a acidez na boca e favorecendo a erosão dentária. Uma dica é realizar a higiene oral 30 minutos após a ingestão desses alimentos, pois assim o desgaste do esmalte será menor.
Em caso de distúrbios alimentares, refluxos gástricos e regurgitação procure um médico especializado.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo são afetadas por doenças bucais que interferem no cotidiano. Dessa forma é sempre importante estar atento aos sinais e procurar um profissional para avalia-lo e realizar, se necessário, algum tratamento.
MAIS DICAS E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
Acesse meu Instagram . Lá compartilho diariamente diversos conteúdos interessantes para você acompanhar.
“Produzir um sorriso, é multiplicar a felicidade.”
Dra. Michele Caldas, especialista em periodontia e implantodontia, Smile designer e membro efetiva da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.