NOTÍCIAS

Entrevistas, matérias e mais

6 mitos sobre higiene bucal

6 mitos sobre higiene bucal

Manter uma boa higiene bucal é importante para a nossa saúde e sorriso. Constantemente, vemos alternativas para deixar os nossos dentes mais brancos e produtos que “substituem” a escovação ou fio dental... São mitos que encontramos na internet ou até mesmo que recebemos de amigos. Parecem métodos inofensivos, mas podem prejudicar a saúde bucal e colocar o nosso sorriso em risco. Continue lendo e descubra 6 mitos da higiene bucal.

 

6 MITOS SOBRE A HIGIENE BUCAL

1. Bicarbonato clareia os dentes?

Quem deseja ter dentes brancos, já deve ter ouvido falar que o bicarbonato de sódio é uma opção caseira para clarear. O produto é completamente abrasivo, atuando como esfoliante e pode desgastar e danificar a estrutura dentária.

 

2. Palito de dentes substitui o fio dental?

O uso do palito de dentes parece algo inofensivo, mas pode ferir a gengiva e causar inflamações. Portanto, não substitui.

 

3. Para uma boa higiene bucal, o correto é usar muito creme dental para escovar os dentes?

Muitos acreditam que colocar muito creme dental ajuda na limpeza dos dentes, mas uma pequena quantidade do tamanho de uma ervilha é suficiente. Ah! Também é recomendado colocar o creme dentro das cerdas da escova para evitar que seja engolida facilmente.

 

4. Chiclete faz mal à saúde bucal?

Depende do chiclete escolhido. Para não ser considerado um vilão, você deve optar pela versão sem açúcar e que contenha xilitol. Ele auxilia a purificar o hálito ao longo do dia e realiza uma limpeza rápida dos dentes, mas isso não significa que ele pode substituir a higiene bucal diária.

A minha dica é que você procure por chicletes com o selo ADA na embalagem, um modo para saber que o chiclete é seguro e eficaz para a sua saúde bucal prevenindo contra cárie, aumentando o fluxo de saliva, removendo partículas de alimento e neutralizando os ácidos.

Atenção: cuidado com o tanto que você masca! Quando consumido em excesso e por longo período, pode causar problemas na mandíbula. Em meu blog já compartilhei informações sobre mastigação errada e como ela pode prejudicar a saúde bucal. Clique aqui e saiba mais.

 

5. Creme dental com efeito clareador funciona?

Alguns são abrasivos e removem manchas externas dando a sensação de dentes mais brancos, mas muitas vezes deixam os dentes opacos, sem brilho e riscam o esmalte dentário. Caso você queira dentes brancos, o clareamento dental é uma opção para o seu sorriso.

Aqui no consultório, eu avalio as possibilidades de acordo com as necessidades de cada paciente para que ele esteja sempre sorrindo de forma saudável.

 

6. Enxaguante bucal pode substituir a escovação?

O enxaguante bucal é um complemento para a saúde bucal e não anula a limpeza com a escova de dente e o fio dental. Por isso, é bom usá-lo para complementar a sua higiene bucal e, dê preferência, que seja indicado pelo seu dentista.

 

NÃO ARRISQUE A SUA SAÚDE BUCAL!

Para cuidar do seu sorriso, o importante é realizar um acompanhamento com um dentista de sua confiança. Em minhas consultas de avaliação, indico medidas preventivas, ofereço os melhores caminhos e tratamentos para atingir o objetivo que você almeja e manter a sua saúde bucal em dia.

Entre em contato via WhatsApp e agende uma avaliação. Venha cuidar do seu sorriso aqui!

 

Dra. Michele Caldas, especialista em periodontia e implantodontia, Smile designer e membro efetiva da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.