NOTÍCIAS

Entrevistas, matérias e mais

Retração gengival: causas e tratamentos

Retração gengival: causas e tratamentos

Também conhecida como recessão gengival, a retração gengival é um dos problemas bucais que mais acomete a população mundial entre 18 e 65 anos e estima-se que, pelo menos metade, tenha um dente acometido por ela. Gerando desconforto e comprometendo a estética do sorriso, a retração gengival deixa a região da raiz do dente mais exposta e vulnerável.

Algumas pessoas só a percebem quando chega em casos mais avançados, por isso confira as causas e tratamentos para a retração gengival.

 

O QUE É A RETRAÇÃO GENGIVAL?

A retração gengival consiste na diminuição do tamanho da gengiva e o aumento dos dentes que ficam mais expostos conforme acontece o deslocamento da margem gengival em direção à sua raiz. Na prática, significa dizer que houve uma mudança de posição da gengiva e, consequentemente, maior exposição da superfície radicular - a parte próxima à raiz.

Desse modo, a retração faz com que parte do dente, que normalmente fica escondida pela mucosa bucal, passe a fazer parte do sorriso, dando a sensação de que o dente aumentou e só um periodontista, profissional que cuida da gengiva, pode fazer o diagnóstico.

 

CAUSAS

Atingindo todas as faixas etárias, as principais causas para a retração gengival são:

– Acúmulo de tártaro;

– Alteração hormonal (principalmente em mulheres);

Bruxismo;

– Dentes mal posicionados;

Doença periodontal;

– Disfunção de ATM;

– Enfraquecimento do sistema imunológico;

– Fatores genéticos;

– Higiene bucal mal feita;

– Mal oclusão;

– Movimentação ortodôntica brusca;

– Muita força na hora de escovar os dentes e usar fio dental;

– Próteses mal adaptadas;

– Trauma no tecido da gengiva;

– Uso de medicamentos que deixam a boca seca.

 

SINAIS

Os principais sinais são:

– Aumento da sensibilidade dentária;

– Base amarelada do dente;

– Gengivas vermelhas;

– Mau hálito;

– Sangramento gengival.

 

TRATAMENTO

Após o diagnóstico ser realizado por um profissional, é definido qual o tratamento indicado para o caso. Os procedimentos variam de medidas simples às mais complexas. Os mais comuns são tratamento periodontal, plástica gengival, enxerto gengival e trabalhos protéticos como coroas dentárias, lentes de contato dental, correção das má oclusões etc.

 

A retração gengival tem cura. Ao notar qualquer um desses sinais, procure por um periodontista. Assim fica mais fácil prevenir e cuidar da saúde bucal.

 

Você já me acompanha no Instagram? Lá diariamente publico diversos conteúdos sobre saúde bucal, além do meu dia a dia no consultório. Clique aqui e acompanhe as novidades.

Ótima semana com muitos sorrisos!

 

Dra. Michele Caldas, especialista em periodontia e implantodontia, Smile designer e membro efetiva da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

 

Descubra agora como recuperar o seu sorriso