NOTÍCIAS

Entrevistas, matérias e mais

A importância dos cuidados pós-operatórios

A importância dos cuidados pós-operatórios

Como todo procedimento cirúrgico, alguns cuidados devem ser tomados. São eles que ajudam em uma boa recuperação e que os objetivos sejam alcançados. Para que essa etapa não prejudique a sua saúde bucal e a sua recuperação, trouxemos mais informações sobre o assunto e compartilhamos algumas dicas para ajudar no pós-operatório.

 

A IMPORTÂNCIA DO PÓS-OPERATÓRIO

Os cuidados pós-operatórios têm suma importância, já que eles vão ajudar na recuperação e fazer com que o procedimento não seja prejudicado, ocorrendo tudo de maneira tranquila e saudável.

O corpo demanda mais energia para a reconstrução e formação de novos tecidos em qualquer porte de procedimento. Normalmente, o processo acontece de 7 a 15 dias e as primeiras 48 horas são as mais importantes. É nesse período que os cuidados entram.

 

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS NAS PRIMEIRAS 48 HORAS

– Cuidado com o sol, calor e atividades físicas: esses três fatores podem prejudicar a recuperação, além de aumentar o inchaço da área e o sangramento. As maiores recomendações são:

. Evite bebidas e alimentos quentes nas primeiras 48 horas;

. Faça repouso;

. Fale apenas o necessário;

. As atividades físicas também devem ser suspensas por, no mínimo, uma semana ou o período em que seu dentista indicar;

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas: fumar e ingerir bebidas alcoólicas aumentam o risco de necrose e trombose, principalmente nas primeiras 48 horas. Evite para que a recuperação ocorra bem e sem alterações; afinal queremos ver nossos pacientes felizes com o resultado de cada procedimento;

– Tente não cuspir nem fazer bochechos ou sucção: a pressão exercida na boca para fazer esses movimentos pode interferir na cicatrização, por isso procure não se alimentar com canudos nem cuspir e fazer bochechos;

Realize compressas com gelo: nas primeiras horas após o procedimento e com intervalos, as compressas com gelo ajudam a diminuir o inchaço no local, além de evitar processos hemorrágicos. As compressas devem ser feitas pelo lado externo da boca correspondente ao local da cirurgia;

Higiene bucal deve ser feita normalmente: mesmo com a boca afetada e em processo de recuperação, a higiene bucal não deve ser deixada de lado. Uma higiene feita de maneira inadequada pode prejudicar a recuperação, principalmente por conta de restos alimentares e proliferação de bactérias.

 

A ALIMENTAÇÃO É UMA GRANDE ALIADA NESSE PROCESSO!

Uma boa alimentação garantirá a cicatrização de maneira correta, por isso é bom ficar de olho. Para ajudar, a DRA. MICHELE CALDAS dá algumas dicas:

– Beba bastante água;

– Busque ingerir alimentos líquidos, macios, frios e gelados nas primeiras 48 horas;

– Evite alimentos duros, com farelos, cascas e sementes.

 

SIGA AS RECOMENDAÇÕES DO SEU DENTISTA!

O dentista é seu parceiro nessa jornada, por isso é essencial que você siga à risca as recomendações e entenda o por que é tão importante realizar os cuidados pós-operatórios. Através da odontologia humanizada, a DRA. MICHELE CALDAS cuida da sua saúde bucal e ainda dá o melhor atendimento de acordo com o seu caso. Se você precisar de alguma orientação, entre em contato conosco. Aqui você é acolhido através do amor que temos pela odontologia.