NOTÍCIAS

Entrevistas, matérias e mais

Doenças bucais: quais as mais comuns e como preveni-las?

Doenças bucais: quais as mais comuns e como preveni-las?

As doenças bucais atingem muitos sorrisos, independentemente da idade. Se não cuidadas, podem até comprometer a saúde, a qualidade de vida e bem-estar. Para você cuidar da sua saúde bucal, compartilho informações sobre as doenças bucais mais comuns e como preveni-las. Acompanhe!

 

DOENÇAS BUCAIS MAIS COMUNS

. Cárie

Bastante conhecida, a cárie é uma lesão que se forma no esmalte dentário provocada pelos ácidos liberados por bactérias que consomem os restos de alimentos localizados na boca. Ela pode aparecer desde a infância até a terceira idade e causa sintomas como dor e sensibilidade.

 

. Halitose

Popularmente conhecida como mau hálito, a halitose é um problema comum em pessoas de todas as idades e pode ser causada por diversos fatores, como problemas gastrointestinais, estresse, tabaco, ingestão de determinados alimentos etc. Sua característica é o mau odor exalado pela boca.

 

. Placa bacteriana

A placa bacteriana é um problema que se forma quando há restos de alimentos entre os dentes por conta de uma higiene bucal mal feita. Ela serve como alimento para bactérias e como sinal, ela dá uma sensação áspera ao passar a língua nos dentes.

 

. Tártaro

O tártaro se forma quando a placa bacteriana não é removida e o constante contato com a saliva, a falta de higiene adequada, além de fatores genéticos, causam a calcificação. O acúmulo desse problema bucal pode gerar inflamação gengival que, quando evoluída e sem o tratamento correto, leva à perda dentária.

 

COMO PREVENI-LAS?

Você pode prevenir o seu sorriso desses problemas bucais através de uma boa higiene bucal e visitas periódicas ao dentista.

Para ter uma boa higiene bucal, escove os dentes três vezes ao dia, use fio dental e para potencializar o cuidado, um enxaguante bucal recomendado pelo seu dentista.

As visitas periódicas são ótimas para que um profissional veja se está tudo bem com a sua saúde bucal e também realizar procedimentos como a profilaxia, uma limpeza que tem como objetivo a prevenção de doenças bucais e a manutenção da higiene oral.

 

MANTENHA O SEU SORRISO SEMPRE BONITO E LONGE DE PROBLEMAS

Com uma boa higiene bucal e visitas recorrentes ao dentista, você protege o seu sorriso e o mantém longe de doenças como cárie, halitose, placa bacteriana e tártaro.

Quanto tempo que você não visita um dentista? Aqui em meu consultório possuo uma estrutura completa composta por equipamentos de alta tecnologia para proporcionar o melhor cuidado ao seu sorriso, além de toda segurança que o momento pede. Entre em contato e agende uma avaliação. Estou esperando você! ❤️

Feliz fevereiro!

Dra. Michele Caldas, especialista em periodontia e implantodontia, Smile designer e membro efetiva da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.