NOTÍCIAS
Entrevistas, matérias e mais
O seu estilo de vida atual pode estar influenciando na beleza do seu sorriso. Saiba por quê
Você sabia que os maus hábitos do dia a dia podem prejudicar o seu sorriso? Uma rotina agitada, muito estresse e uma alimentação não supervisionada podem causar sérias lesões na região dos dentes. Continue lendo que detalho melhor para você.
COMO O ESTILO DE VIDA DANIFICA OS DENTES?
Desde o início da pandemia tenho atendido pacientes com queixas de dores fortes na cabeça, zumbidos no ouvido e dores na articulação da mandíbula. Através de conversas aqui no consultório, conseguimos entender que esses sintomas estavam relacionados a questões de estresse e ansiedade.
Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira tem ansiedade e essa porcentagem nos coloca como recordista mundial em transtornos de ansiedade. Vamos mudar isso?
DOENÇAS BUCAIS QUE ESTÃO RELACIONADAS AO ESTILO DE VIDA DO PACIENTE
- As tensões fortes na mordida durante o dia e/ou a noite, com o bruxismo rangendo os dentes e/ou fazendo o apertamento, podem causar trincas, fraturas e desgastes nos dentes, além de problemas na articulação, ouvido, fortes dores de cabeça, estalos etc;
- Pela correria de vida que a grande maioria das pessoas vive hoje, escovar os dentes se tornou muito rápido, sem o cuidado necessário. A força e rapidez na escovação danificam o esmalte dos dentes, que associados a outros fatores, provocam desgaste e sensibilidade;
- A falta de tempo e correria também levam algumas pessoas pularem etapas e profissionais, levando ao uso incorreto de determinados produtos e procedimentos. Atualmente a facilidade de adquirir produtos sem a orientação de um profissional é grande e obter clareadores e produtos abrasivos, por exemplo, causam danos até mesmo irreversíveis;
- Biocorrosão é o processo químico excessivo de ácidos na alimentação, provocando o desgaste dos dentes;
- A falta de uma boa noite de sono está diretamente ligada ao estilo de vida do paciente de hoje, com muita correria, estresse e preocupações. É de extrema importância dormir bem, pois esses ritmos agitados e estressados do cotidiano, levam a um sono de má qualidade, que infelizmente está sendo acentuado cada vez mais. Em média, oito horas é o tempo ideal para uma boa noite de sono.
Um sono com qualidade engloba a quantidade de tempo em sono profundo e quantidade de horas dormidas, portanto dormir bem regula a produção de hormônios, equilibra o metabolismo, fortalece o sistema imunológico e repõe as energias, neutralizando o estresse. E, atingindo o sono profundo, o paciente não faz o bruxismo (ranger ou apertar os dentes).
Sono é vida!
Programe-se para dormir melhor. Faça isso por você! 🙏🏻
Esses males atualmente são chamados de “mal do século”, afinal cerca de 80% das pessoas jovens e de meia idade são afetadas por alguma doença citada acima.
E COMO CUIDAR DO SORRISO DIANTE DESSAS QUESTÕES?
Ao realizar as consultas periódicas, o dentista será o responsável por conversar com o paciente, avaliando sua rotina diária, dieta alimentar, possíveis dores, estalos, traumas para identificar lesões dentárias, como também apresentar as melhores orientações para conquistar mais saúde, bem-estar e equilíbrio. Aqui, como sempre preservo a qualidade de vida de meus pacientes, também acompanho cada tratamento.
UM BELO SORRISO TAMBÉM TRAZ MAIS QUALIDADE DE VIDA!
No meu consultório, ouvimos a sua história, avaliamos o seu caso e planejamos a melhor maneira de transformar o seu sorriso. Cada um merece ser mais feliz.
MAIS DICAS E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
Acesse meu Instagram. Lá compartilho diariamente diversos conteúdos interessantes para você acompanhar.
“Produzir um sorriso, é multiplicar a felicidade.”
Dra. Michele Caldas, especialista em periodontia e implantodontia, Smile designer e membro efetivam da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.