NOTÍCIAS

Entrevistas, matérias e mais

O estresse pode prejudicar a saúde bucal? Sim!

O estresse pode prejudicar a saúde bucal? Sim!

O estresse virou algo recorrente na quarentena. As mudanças nas rotinas familiares e profissionais, o excesso de notícias, a falta do contato físico e as consequências econômicas, políticas e sociais mexeram com nosso emocional e encontrar equilíbrio ainda tem sido um desafio. Mas o que isso tudo está relacionado com a nossa saúde bucal?

Para ajudá-lo, compartilho algumas informações importantes para o estresse não prejudicar ou apagar o seu sorriso, afinal ele é essencial para todos nós.

 

O QUE É O ESTRESSE?

O estresse é uma defesa natural do organismo que aparece quando precisamos lidar com situações que exigem um grande esforço emocional. Ele é motivado por diversas razões e aparece caracterizado por sensações de medo, irritação, desconforto, frustração, nervoso, preocupação e indignação.

 

O QUE O ESTRESSE PODE CAUSAR NA SAÚDE BUCAL?

Quem sofre de estresse precisa ficar atento ao que ele pode causar na saúde bucal: aftas, cáries, boca seca, gengivite e o bruxismo.

As pessoas com estresse possuem o hábito de ranger ou apertar os dentes para aliviar a pressão, o que chamamos de bruxismo. É uma condição que pode aparecer tanto em crianças quanto em adultos e seus sintomas são:

– Dor na mandíbula;

– Esmalte dental desgastado;

– Sensibilidade nos dentes;

– Quebra de próteses e coroas dentárias;

– Dentes lascados, achatados, fraturados, soltos;

– Recuos de língua;

– Dor na articulação temporomandibular (ATM).

O diagnóstico de bruxismo é feito por um profissional da área da odontologia através de uma observação clínica. Cada caso precisa de um tratamento, já que o bruxismo pode causar danos na estrutura dental. Uma opção para impedir os avanços dos sintomas é a placa de dormir feita sob medida para proteger os dentes do ranger.

Se você tiver algum desses sintomas citados acima, fique tranquilo que é possível cuidar e tratar da sua saúde bucal com carinho.

Também é importante lembrar que em muitas situações, a higiene bucal é deixada em segundo plano, proporcionando outras doenças bucais, por isso, vamos cuidar do seu bem-estar e de seu sorriso?

 

NÃO DEIXE QUE O ESTRESSE PREJUDIQUE A SUA SAÚDE BUCAL

O estresse pode causar muitos problemas e o contato com um dentista logo que perceber alguns sintomas é muito importante. Não deixe que o estresse prejudique o seu sorriso e sua qualidade de vida.

Estarei te esperando com todo carinho e segurança que você merece. ❤️

 

Dra. Michele Caldas, especialista em periodontia e implantodontia, Smile designer e membro efetiva da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.