Michele Caldas Odontologia - Endodontia em Barra da Tijuca/RJ

Endodontia em Barra da Tijuca/RJ

Salvar dentes, essa é a função do endodontista, quando as bactérias comprometem a polpa do dente como consequência de cárie ou de trauma causado por um acidente.

Mas, ao contrário do passado, quando a intervenção de canal era associada à dor, hoje, a evolução dessa especialidade obteve uma série de benefícios. Para começar, o procedimento se tornou indolor.

Além de um procedimento sem dor, resultado da aplicação da anestesia correta para cada caso, o avanço da especialidade reduziu em muito o tempo de um tratamento de canal. Se antes eram necessários até quatro idas ao dentista, hoje chega a ser finalizado em apenas uma visita de até duas horas.

A eficiência do tratamento também traz outra vantagem: o sucesso do procedimento reduz drasticamente o risco de reincidência da infecção endodôntica no mesmo dente. Problema que pode ocorrer quando não se faz com exatidão a limpeza e desinfecção do canal, e a blindagem endodôntica, que consiste no fechamento do elemento que se submeteu ao tratamento endodôntico em menor tempo de espaço possível, a fim de evitar micro infiltrações. Desta maneira, podemos garantir o sucesso do tratamento, minimizando a contaminação do conduto e o posterior desenvolvimento de lesões, recidivas e insucessos.

Importância da Ortodontia

O que é Ortodontia?

É um ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades faciais e dentais.  O termo técnico para esses problemas é mal-oclusão, que significa uma relação de contato incorreto dos dentes superiores com inferiores.
A ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionando um equilíbrio facial adequado.

Quando procurar um especialista em ortodontia?

Deve ser procurado a partir da dentição de leite completa e em qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas na mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Nesta idade é comum observarmos problemas relacionados à respiração bucal, hábito de chupar dedos ou chupeta, interposição da língua ( falar projetando a língua para fora).

O exame precoce de uma criança, permite que o ortodontista avalie e detecte possíveis problemas ortodônticos ou ortopédicos (esqueléticos) e possa planejar algum tratamento, se necessário.
 
A ortodontia pode tratar pacientes adultos?

O processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade.

Por que buscar um correto alinhamento dos dentes?

  • Considerando um contato adequado entre os dentes superiores e inferiores, o correto posicionamento dos dentes contribui para uma melhor mastigação;
  • Dentes mal posicionados ou que não se encaixam direito, são difíceis de conservar limpos e consequentemente, estão mais suscetíveis a ocorrência de cáries, doenças da gengiva e perda dentária. Eles também causam uma sobrecarga nos músculos da mastigação, o que pode acarretar dores de cabeça, dores na região dos ombros, costas, pescoço e ouvido;
  • A auto-estima de uma pessoa frequentemente melhora a medida que os dentes , lábios e faces são conduzidos a uma harmonia. Neste caso, o tratamento ortodôntico pode beneficiar o sucesso social, profissional, bem como melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação a vida.

Qual o tempo de duração de um tratamento ortodôntico?

Para cada paciente construímos um plano de tratamento, de acordo com o diagnóstico, o tipo de tratamento envolvido e a sua cooperação no processo. Em alguns casos, o tratamento poderá terminar antes do prazo previsto e em outros, poderá levar mais tempo para finalização.

 

Barra da Tijuca
Av. das Américas, 12900 salas 304 e 305
Rio de Janeiro | Tel.: 21 2301-2337
Whatsapp: (21) 9 9981-2337

contato@michelecaldasodontologia.com.br

2016 © Copyright Michele Caldas Odontologia
Design - Henrique Pontual & Evaldo Altino