Dicas

Dar atenção a um simples detalhe pode ser a solução de um complicado problema. Fique atento às dicas da Dra. Michele Caldas, elas podem ser o diferencial do seu sorriso.

Você sabia:

Como incentivar as crianças a escovar os dentes.

Escovar os dentes, assim como tomar banho, é um hábito diário que deve ser ensinado desde cedo. A criança deve sempre contar com a supervisão de um adulto na hora da higiene bucal.

Os pais são os principais responsáveis pela saúde das crianças, por isso, é importante que eles sejam um exemplo em todas as fases do desenvolvimento infantil. É importante que a criança veja os pais realizando a escovação, principalmente cuspindo a pasta, para que entendam como se faz. O momento da escovação deve ser amigável e carinhoso. Nos momentos de “birra”, os pais devem exercer sua autoridade, mas tendo cuidado para que a higiene não se torne algo negativo.

Os períodos de educação para a higiene bucal são divididos em etapas. De zero a três anos, os cuidadores devem ter a total responsabilidade pela escovação do bebê. De quatro a cinco anos a criança pode participar, mas o compromisso do ato ainda é dos pais. A criança deve começar a realizar a escovação sozinha por volta dos seis ou sete anos, mas com supervisão.

O ambiente também influencia e pode ser um aliado na hora da escovação. Preparar o banheiro para o momento da higiene pode ser uma forma de incentivo, de modo que a criança se sinta à vontade e segura, que seja agradável para ela. O melhor é usar banquinho antiderrapante ou um copinho descartável para a criança cuspir dentro.

Outra forma de incentivar a higiene é deixar que a criança escolha a cor ou personagem da escova dental, pois gostar do objeto é um grande passo para tornar a escovação mais atrativa.

É importante que as crianças saibam que higiene é um benefício para saúde. Escovar os dentes  não deve ser tratado como algo que deva ter recompensa. É preciso acostumar a criança desde pequena, dessa forma ela perceberá que ficar com os dentes bonitos e limpos faz parte dos cuidados com o corpo.

Que nos primeiros meses de vida, quando os dentes ainda não nasceram, seria coerente a mamãe fazer pelo menos uma vez ao dia, a higienização com gaze enrolada no dedo e soro ou água filtrada. Esta simples medida é a prevenção para uma dentição saudável.

Que doenças periodontais causam sérios problemas à saúde bucal e que não se limitam à boca. Existe uma relação direta com a saúde como um todo, podendo elevar os fatores de risco para doenças do coração, diabetes, parto prematuro, entre outras e que o uso correto do fio dental, da escova de dentes e de visitas regulares ao dentista, podem ser fundamentais para sua saúde.

Barra da Tijuca
Av. das Américas, 12900 salas 304 e 305